Resumo-da-Semana

Resumo da semana: Agosto #2

Por Nádia Mello

Essa semana tiveram várias coisas legais acontecendo. Ontem, foi o último dia da vitrine com montanhas de roupas da Vetements para Saks Fifth Avenue – as peças foram doadas para RewearABLE -, o moda sem crise trouxe uma matéria que mostra como a moda pode transformar vidas, como a da congolesa Prudence Kalambay, no modefica saiu uma entrevista sobre figurino e sustentabilidade com a Cynthia Summers e, no stylourbano, os avanços para a reciclagem química e como o saco plástico pode ser artigo de luxo.

Vem conferir tudo isso com a gente! 😉

Uma vitrine como nunca viu!

A vetements, a marca que se tornou A queridinha do universo fashion internacional nos últimos anos, fechou uma parceria com a Saks Fifth Avenue, e, por duas semanas, transformou as famosas vitrines da loja em montanhas de roupas (que tinham desde doações de funcionários a sobras de estoque). A ideia era impactar e despertar as pessoas para o consumo consciente, ciclo da roupa e sustentabilidade. Ontem, dia 10, as roupas foram retiradas e irão para a RewearABLE, uma iniciativa de reciclagem de peças que emprega pessoas com deficiência de desenvolvimento.

Fontes: http://www.lilianpacce.com.br/e-mais/uma-vitrine-bem-pouco-convencional-da-vetements/ e http://glamurama.uol.com.br/vetements-se-une-saks-para-criacao-de-vitrine-engajada/

Campanha Stella McCartney

A estilista também está empenhada em levar os questionamentos sobre o consumismo extremo e descarte precoce de todas as formas que encontrar. A sua mais nova coleção, feita com tecidos orgânicos ou reciclados, foi realizada em um lixão para dar esse alerta sobre a forma da indústria da moda atual.

A moda transforma

A congolesa Prudence Kalambay foi coroada Miss Bibile em 2004, em Kinshasa, mas precisou sair de sua cidade devido ao desejo de criar uma ONG para atender e ajudar mulheres abandonadas com filhos, ideia considerada subversivo para o governo. No Brasil, há nove anos, ela foi convidada recentemente por Daniele Araujo, 33 anos, e Gisele Lima, 41, a desfilar para Hybrid, e está voltando a tirar seus sonhos do papel.

Figurino e Sustentabilidade

No modefica, saiu uma entrevista bem bacana da Sica Schmitz com a figurinista Cynthia Summers para a Vilda Magazine. As duas conversaram sobre moda sustentável e como ela pode ser usada nas roupas dos atores e atrizes das séries e filmes. Cynthia foi figurinista de séries como Bones, Smallville, The L Word, UnREAL, Girlfriends ‘Guide to Divorce e Lemony Snicket’s A Series of Unfortunate Events com Neil Patrick Harris, e atualmente, a frente da Lemony Snicket.

Reciclagem Química

Atualmente, tem se pesquisado novas formas de produção de tecido e uma que tem crescido bastante (principalmente no exterior) é a reciclagem. Duas iniciativas estão avançado na pesquisa, elas são: a Re: newcell e a Infinited Fiber. A primeira se baseia no aproveitamento dos resíduos têxteis velhos e de retalhos para recriá-los. O foco principal é o algodão e materiais à base de celulose, enquanto, a segunda utiliza uma tecnologia desenvolvida pela VTT Technical Research Centre da Finlândia, para extração de celulose de matérias-primas transformando-as em fibras novas.

Saco Plástico: artigo de luxo

O saco plástico, que é hoje a maior causa de poluição no mundo, é o material escolhido pelos empresários indianos Amita Deshpande e Nandan Bhat para criarem a marca Aarohana EcoSocial_Developments, de bolsas modernas, coloridas e artesanais. As tecelãs, que trabalham para a marca, o fazem de suas próprias casas, onde coletam, limpam, cortam e as transformam em fios nos teares manuais para obter o tecido plástico final que resultarão nas bolsas.

Bom final de semana! 😉

1Comentário
  • Marcela Fonseca
    Posted at 20:30h, 15 agosto Responder

    Poxa, é sempre com alegria que a gente vê publicações do Moda Sem Crise compartilhadas aqui por vocês. Obrigada por nos ajudar a levar informações preciosas e feitas com tanto carinho, seja por nós, ou pelos outros veículos também mencionados, aos leitores que os acompanham!!! Beijooo!!! E conta com a gente!!! <3

Faça um comentário