15350662_605912082926795_5757692728529103685_n

Fashion Revolution Week, começou!

por Nádia Mello

 

Há quatro anos, em Bangladesh, um prédio, conhecido como Rana Plaza, desabava. Esse acidente, com mais de mil mortos e dois mil e quinhentos feridos, escancarava de vez as problemáticas e impactos da indústria da moda. No prédio, funcionava fábricas de alguns dos principais nomes do mercado fashion (Zara, H&M, etc.). Esse foi o start para surgir (ou ganhar força) muitos movimentos para se repensar a moda. Afinal, como aceitar se trabalhar e ser parte de uma indústria que é conivente com a morte ou situações precárias de trabalho de inúmeras pessoas?

O Fashion Revolution é um desses movimentos, talvez o principal. Hoje, é “comemorado” o Fashion Revolution Day, marcado pelo desabamento do Rana Plaza, com ações por todo o mundo com o intuito de despertar o interesse e consciência de todos sobre os processos e formas da produção das roupas.

Com a força do movimento, um só dia se tornou inviável para alertar, conversar e unir quem está nesta busca de fazer uma moda mais ética e justa e, assim, começa hoje a Fashion Revolution Week, uma semana com programação intensa abordando sobre como podemos repensar a moda. A programação é um tanto completa com atividades que enfatizam a questão da produção de matérias-primas ao upcycling, passando pela nossa forma de consumo.

No Brasil, o movimento acontece em diversas capitais, como: Recife, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, entre outras cidades também. Nós, do Desguarda Roupa, participaremos da semana em São Paulo e no Rio: logo mais (a partir do meio dia), na Rua dos Pinheiros (SP), junto com o ateliê da Georgia Halal, estaremos com a ação Descubra-se, na qual queremos saber como diante da pergunta “quem é você?” responderia usando apenas peças de roupas.

Na cidade maravilhosa, estaremos em um bate-papo sobre moda, identidade e consumo junto ao estilista Marcelo De Gang, no ateliê em Laranjeiras (Rua Alice, 245). E, no sábado, estaremos com o Descubra-se na Malha.

Estamos super animadas com essa semana e o ritmo intenso de atividades e esperamos vê-los e conhecê-los pela semana. E não esqueçam de perguntar: #quemfezminhasroupas ?

Nenhum comentário

Faça um comentário