IMG-20170402-WA0045

Desguarda no DBA

por Nádia Mello

Esse último final de semana foi intenso para o Desguarda Roupa porque participamos da programação do Dia das Boas Ações (também conhecido simplesmente por DBA). \o/

Para quem não sabe o DBA, ele é um movimento mundial que nos convoca a conexão e incentiva transformações em nossa sociedade. Ele surgiu em 2007, pela filantropa Shari Arison, com o princípio de que “cada pessoa pode fazer uma boa ação e criar um impacto positivo”. O primeiro a ser realizado foi em Israel através da organização não governamental Ruach Tova. No Brasil, foi o segundo ano do evento, uma realização do Atados.

20170401_110406No sábado, dia 01, cada organização poderia escolher o lugar onde a Ação aconteceria, espalhando-se por toda a cidade ou nos próprios espaços (sedes). Nós, do Desguarda, escolhemos a Av. Paulista, mais precisamente, o vão do Masp. Lá, colocamos nosso manequim e uma arara com peças de roupas. E convidávamos a quem passava para nos responder a pergunta ‘Quem é você?’, vestindo o manequim com o que seria a resposta. Depois, conversávamos um pouquinho para saber sobre as escolhas e como é a relação de cada um com a moda. 

Uma camisa sem mangas da Adidas, uma regata amarela e uma blusa listrada foram as que mais vezes vestiram nosso manequim. A grande maioria optou por looks mais básicos, mais também tiveram aqueles que faziam produções mais diferentes e/ou elaboradas. A ideia era despertar as pessoas sobre as escolhas que estão fazendo quanto ao consumo das roupas e o estilo próprio (e sim, tem muitos que pensam nisso e outros, nem tanto – ainda temos muito caminho a frente, rs). 

20170401_135321Gostaríamos de agradecer a todos que participaram, foram mais de 30 pessoas que toparam vestir o manequim e nos contar um pouquinho da relação com a moda. E um agradecimento mais que especial a Thais Niero e Natalia Rollemberg, nossas voluntárias, que nos ajudaram a conversar com todos participantes e descobrir como as pessoas vêem a moda. 

No domingo, dia 02, o evento aconteceu no Parque Ibirapuera, em quatro palcos: Principal, Sustentabilidade, Diversidade e Educação. Aconteceram apresentações de dança, teatro, bate-papo e o primeiro desfile do Desguarda Roupa, lançando a mini-coleção ‘As pequenas coisas’, por Bruna Castro. 

Foram sete looks desfilados, todos confeccionados por meio do upcycling, com o reaproveitamento de calça jeans e de retalhos de: renda, algodão, chiffon, moletom, linho, camisetas e camisa. A coleção contava também com trabalhos manuais, como o macramê e o crochê. A trilha do desfile ficou por conta do Digo Cardkamp.

IMG-20170402-WA0050Os nossos modelos foram os atores do Projeto Juntos (aliás a quem somos muito gratas pela participação e ajuda no sábado no Masp e todo apoio no desfile), que desfilaram cheios de atitude e poses. Eles também nos ajudaram no make e cabelo, principalmente, a Laryssa Santos. (Sério, vocês são uns lindos! ♥). 

Ao fim, contamos um pouquinho sobre o que é o Desguarda, como ele surgiu e um pouquinho do que fazemos. 

Foi um final de semana intenso, mas de muito amor. Nos surpreendemos no sábado com a quantidade de pessoas que participaram (talvez as pessoas são mais abertas do que imaginamos) e pelos elogios recebidos no domingo (a Bruna de tão emocionada, deixou cair algumas lágrimas). O Desguarda está caminhando e se construindo aos poucos, por mim, pela Bruna e muito também pelo que temos e recebemos de vocês. 

E esse final de semana só nos deu mais certeza do que queremos e que devemos seguir. Estamos felizes e muito gratas. 

Muito obrigada a todos! ♥

Nenhum comentário

Faça um comentário