IMG_9624

Blog do Desguarda: novos caminhos, venham com a gente!

Por Nádia Mello.

Chegamos ao final do ano. 2017. Para nós, foi um ano para nos entendermos como negócio. Perguntas como: O que é o Desguarda, o que queremos com ele, como iremos atuar, para quem fazemos, por que fazemos, entre outras, permearam todos os meses. Por isso, achamos melhor dar uma pausa no blog e todo seu conteúdo.

Agora, que já conseguimos entender e temos as respostas que buscávamos, podemos retomar este espaço de uma forma melhor, que esteja de acordo com o que queremos e desejamos passar para vocês.

Antes de apresentar o que vocês podem esperar em ler aqui, melhor nos (re)apresentarmos.

O Desguarda Roupa surgiu como um serviço de transformação de roupas pela Bruna, após uma fase de questionamentos, olhar interno, se perceber como consumista e se permitir mudar para reverter e aliar discurso e prática.

Eu, que já há uns três anos tinha uma sacola de roupas para transformar, decidi que tava na hora de agir. Procurei por quem podia me ajudar (não tinha máquina de costura), a princípio, achei uma pessoa, mas ela era do Rio. Até que encontrei um post da Bru e entrei em contato.

A meia hora de conversa sobre o que mudar no vestido preto de poá se tornou uma tarde filosofando a respeito do mundo, da moda, da vida, do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras questões.

Na época, eu ainda estava tentando me entender com essa cidade também conhecida como selva de pedra, “aproveitei” essa conexão (quase imediata) com a Bru para ela ser mais uma pessoa daqui a me mostrar as diferentes possibilidades que existem em SP. Os eventos que achava interessante, a convidava para ir comigo. O que ela me chamava, tentava ir.

Com o tempo, passou a ser algo natural. Nos tornamos amigas e, como nós duas trabalhávamos de casa, combinamos de nos encontrarmos para fazermos companhia uma a outra. Passados alguns meses, a Bru percebeu que não fazia sentido o Desguarda ser algo só dela e me convidou para nos juntarmos, convite que aceitei imediatamente.

Assim, o Desguarda Roupa passou a funcionar como um coletivo. A princípio, queríamos abraçar o mundo e falar desde a produção de matéria-prima até o descarte de peças, passando (é claro) pelas confecções, produções e criações. Não preciso falar que não deu muito certo, né?! 

No final de 2016, percebemos que precisávamos de um outro tipo de atuação, algo mais definido e com propósito bem nosso. E, assim, começou o ano de 2017: vamos nos estruturar e entender o que queremos: o upcycling (transformação de peças) é a base do nosso negócio existir, não apenas pela questão da sustentabilidade envolvida, mas pela ideia de transformação, de lançar um novo olhar para algo que existe e, que muitas vezes, temos apego só não sabemos como usar; queremos dar acessibilidade e mostrar que a moda é de todos e para todos; o vestir tem muito a ver com conhecimento.

Ao longo do ano, encontramos pessoas incríveis, a quem somos muito gratas, que nos ajudaram um tanto a ver que o Desguarda Roupa é um negócio social de moda para transformar a visão e a relação das pessoas com a moda a fim de torná-la mais humana, consciente e ética.

Existimos para gerar empoderamento, autoconhecimento e autoestima através das roupas com o nosso Descobertas (projeto de capacitação para novos designers de upcycling de regiões periféricas), Descubra-se (intervenção artística⁄workshop sobre como nos expressamos pela roupa), Desconstrua (curso de faça você mesmo para aprender a transformar as próprias peças), Desapega (consultoria para expressar sua essência nas roupas), Desguarda nas Escolas (atividade que mostra os impactos da indústria e nossos hábitos com uma transformação de peça), DesEditorial (editorial de moda com pessoas reais). (links)

Aqui no Blog, traremos conteúdo sobre todo esse universo de transformação de mundo e da moda. Toda segunda, um texto sobre pessoas e suas relações com as roupas; às terças e quintas, vamos manter nossas entrevistas com marcas e iniciativas de uma moda mais responsável para apresentar a vocês; às quartas, nossas pensatas e às sextas, um resumo da semana, do que mais legal de conteúdo vimos que possam inspirar vocês a também se transformarem.

Estamos mais que abertas a sugestões do que gostariam de ler aqui, entrem em contato com a gente (contato@desguardaroupa.com.br), adoramos conhecer cada um de vocês.

We’re back!

😊

Nenhum comentário

Faça um comentário