20170808_192458

A moda sustentável é mais bela do que imagina…

Por Nádia Mello

20170808_191739Há duas semanas, nós fomos convidadas para assistir ao Desfile de Encerramento da Semana Sustentável do Senac Faustolo. Organizado pela Escolha, projeto com propósito de promover a conscientização da moda verde (desenvolvimento sustentável).

Criado no início do ano, integrando as turmas do Técnico em Produção de Moda, Pós-graduação em Styling e Modelagem da faculdade, se mantém ativo pelos produtores de moda: Adenora Martins, Amanda Avelar e Ana Carolina Cardoso. Para esta segunda edição, contaram com a presença do também produtor Ygor Sales.

O evento rolou na terça-feira da semana passada, dia 08 de agosto, marcado para começar às 19h. Neste horário, a sala se abriu e éramos recepcionados por uma pequena exposição das marcas que seriam desfiladas, alguns de seus trabalhos e histórias.

20170808_192428O desfile aconteceu cerca de meia hora depois. Na passarela, modelos de todos as raças nos mostraram que a moda sustentável é sim cheia de vida, design e beleza. A primeira parte eram composta por looks mais pretos e poucas cores, muitos recortes e assimetria, transparências, decotes e uma modelagem mais justa.

O colorido apareceu devagar, primeiro, em acessórios, depois em estampas, até chegar nas roupas. E aí vemos desde tons mais neutros aos mais fortes. As estampas apareceram muito mais nas roupas “masculinas” do que nas “femininas”.

20170808_191930Foram alguns minutos que nos deixaram encantadas em presenciar que sim, a moda sustentável pode ser tão bela ou mais do que o modelo tradicional. Porém, sentimos falta de saber as informações das roupas. Como foram feitas e de que forma, informações importantes para quem está repensando e querendo saber mais desse universo. Mas já estamos ansiosas para a terceira edição! 😉

As marcas que participaram do evento foram:

Meu Departamento Brechó: consumo consciente com estilo – desenvolvido por Adeonora Martins (ex-aluna do Técnico em Produção de Moda).

Ygor Sales: vestuário masculino e feminino que busca ser uma referência no mercado da moda pela diferença em seu produto e com respeito ao meio ambiente – ex-aluno do Técnico em Produção de Moda.

20170808_195354Juliana de Morais: preza pelo fazer manual criando peças que sejam mais que um adereço e sim uma lembrança – ex-aluna de Produção de Moda.

Érika Almeida: produção independente de bolsas e acessórios valorizando a mão de obra justa e colaborando com o meio ambiente, além da construção de peças delicadas e lindas – ex-aluna do Técnico em Produção de Moda e Criação e Confecção de Bijouterias.

Estúdio Traça: criado em 2016 por Gui Amorim na cidade de São Paulo reflete o paradoxo entre a inquietação da cidade e a sedução que há na cidade – ex-aluno de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção.

Brechó Ana Banana: criado por Carolina Cardoso, o brechó online possui peças gentilmente escolhidas com preço de banana – ex-aluna de Técnico de Produção em Moda.

20170808_195433SiqsPrime: marca de vestuário masculino para os olhos que enxergam além – desenvolvida por Isabeli Carli e José Roberto Oliveira – ex-alunos de Gestão Estratégica para Produto de Moda e Marketing e Comunicação de Moda.

Camon: única marca de roupa com zero desperdício e upcycling de São Paulo. Com peças exclusivas construídas com produção sustentável – desenvolvida por Camila Monteiro – ex-aluno de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção.

Nita: Bolsas e acessórios, peças feitas à mão com todo carinho, elas contam com um design artesanal e referências multiculturais que se revelam no colorido, nos desenhos e nas formas – desenvolvida por Maíra Almeida – ex-aluna de Design Thinking para Criação de Moda.

Callicore: a marca Callicore é a arte em conjunto com pilares da Mandala da sustentabilidade, moda em equilíbrio com o ecossistema – desenvolvida por Andressa Faiad – ex-aluna de Estilista de Moda.

Nenhum comentário

Faça um comentário